top of page

FISIOTERAPIA

    A Reabilitação Pulmonar tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuir a falta de ar, estimular a integração social, promover condicionamento físico, facilitando as atividades da vida diária.

   A Reabilitação é desenvolvida baseado na prevenção terapêutica e nos princípios de utilização de técnicas específicas de treinamento para aumentar a capacidade física. Possibilita também a melhora funcional respiratória para os pacientes que irão realizar de que já realizaram cirurgia do tórax e transplante pulmonar.

   A reabilitação pulmonar inclui treinamento aeróbio (com auxílio de oxigenoterapia se necessário) exercícios de fortalecimento de membro superior, alongamentos e orientação quanto a técnicas de conservação de energia. Todas as sessões são realizadas com o paciente monitorado supervisionado por um fisioterapeuta.

Eletroestimulação como Terapia Complementar na Reabilitação de pacientes com Enfisema Pulmonar e Fibrose Cística.....

   O objetivo é que eles tenham condições de realizar as suas atividades diárias com maior facilidade ou retomem sua condição física mais rapidamente após uma descompensação ou internação.

   A eletroestimulação mostrou-se eficiente em diversos estudos clínicos aumentando a força muscular e promovendo a melhora da qualidade de vida dos pacientes com estas doenças crônicas.

................Ventilação não invasiva.................

   A ventilação não invasiva com pressão positiva (VNI) é usada para pacientes com insuficiência respiratória (falta de ar) aguda ou crônica agudizada (quando em crise). Ela propicia melhora nas trocas gasosas (oxigênio/gás carbonico) e diminuição no trabalho respiratório (cansaço).

Indicado para:

  • DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica);

  • Asma;

  • EAP (Edema Agudo Pulmonar);

  • Insuficiência Respiratória;

  • Pneumonia.

....................Treinamento físico....................

   O objetivo do treinamento físico é mostrar ao paciente que a regularidade do exercício leva a melhora da dispneia e da capacidade física, motivando-o a manter os exercícios mesmo após o término do seu período no centro de reabilitação.

;;;;Treinamento dos membros inferiores;;;;;;

  As modalidades de treinamento comumente utilizadas são treinamento de endurance, treinamento intervalado e treinamento de força.

  • O treinamento de endurance consiste em realizar exercícios com uma determinada intensidade de carga por um período mínimo de tempo de 30-40 min.

  • A técnica de treinamento intervalado envolve o mesmo exercício designado acima, com a diferença de ser realizado alternando períodos curtos com carga mais intensa, geralmente de 2-3 min, e períodos de menor carga, com a mesma duração. Geralmente essa técnica é aplicada nos pacientes muito graves e que não conseguem realizar o exercício de forma contínua.

  • O treinamento de força constitui em realizar exercícios com o levantamento de pesos ou de forma resistiva dos membros superiores e inferiores e é fundamental para aqueles indivíduos com fraqueza e/ ou hipotrofia muscular.

..Treinamento da musculatura respiratória..

   O treinamento dos músculos respiratórios só está indicado quando fica comprovado que a musculatura inspiratória contribui para o aparecimento de dispneia e de limitação ao exercício.

Treinamento de membros superiores (cintura escapular).................................hckf

   O treinamento dos membros superiores é recomendado como um componente essencial de um PRP para pacientes com DPOC, visto que diversas atividades da vida diária dependem do uso da musculatura dos braços e da cintura escapular.

bottom of page